27 julho 2011

Analizando ferramentas da web 2.0





A sociedade de informação enseja uma prática docente assentada na produção individual e coletiva do conhecimento “(Pierre Lévy).
A aprendizagem precisa ser significativa, desafiadora e instigante, a ponto de mobilizar o aluno e o grupo a buscar solução para os problemas que surgirem.
Os professores e alunos passam a ser parceiros solidários. E com ações conjuntas criam uma rede de colaboração,cooperação,criatividade para tornar a aprendizagem colaborativa,critica e transformadora.
Baseada nestas novas características e nas novas possibilidades de mudanças trazidas pela tecnologia optei em escolher a WebQuest como forma e possibilidade rica de trabalho inovador e criativo.

“A webquest é uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos da internet.” (Bernard Dodge, 1995). Ele defende que as atividades realizadas com o uso deste recurso sejam estruturadas pelo menos com 6pontos.
São eles:
• Introdução- parte de uma informação preliminar, e apartir dela se traça um cenário motivador.
• Tarefa – Se define o que se pretende com os alunos. Deve ser objetiva,interessante,clara.
• Processo – através dele o aluno toma conhecimento do que precisa para realizar a tarefa. Conhece os passos a seguir para ter êxito.
• Recursos – É o suporte onde encontram as fontes para as tarefas. São as orientações,para não navegar a deriva.
• Avaliação – Conhece os critérios pelos quais será avaliado.
• Conclusão – Finalização. Reforço sobre o que foi aprendido.
Nas Webquest, o aluno se torna agente ativo do processo de aprendizagem. É conduzido e orientado pelo professor,que passa a ser mediador ,que ajuda,valoriza,motiva e conduz ao aluno a alcançar os objetivos.
Elas servem para consolidar o conhecimento. Desperta o gosto pela busca,pois esta é orientada,eles não ficam navegando a deriva sem saber o que buscam.Desenvolve a autonomia,a conquista da busca.

Outras possibilidades ricas de construção do conhecimento são:
As Apresentações Visuais.
Temos várias possibilidades (Power point; movie maker etc).
O mundo contemporâneo faz com que estejamos imersos em imagens. Estamos mergulhados em um universo em que o aspecto visual é preponderante.À imagem esta em nossa vida,faz parte de nosso dia-a-dia e necessitamos dela como forma especial de compreensão e de conhecimento do mundo que nos cerca.
A escola não pode ficar restrita ao texto verbal escrito, embora ele seja imprescindível. Trabalhar com montagem de vídeos é uma forma rica de ampliar e aprofundar um tema de estudo.
Desenvolve a cooperação à medida que as atividades são planejadas em conjunto.
possibilitam a negociação, garantem o comprometimento.
Permite uma avaliação e auto-avaliação durante o processo de criação.
O debate e a troca de impressões enriquecem a compreensão o processo
construtivo e libertador.

Um comentário:

Marli Fiorentin disse...

Oi Vera!

Legal teu blog! Ainda está com o modelo antigo do blogger. Se você atualizar para a nova interface, tem mais recursos. Veja se no painel tem a opção "tornar meu blog in draft padrão" Daí tem mais opções para o design como planos de fundo. Sugiro também que coloques uma imagem no cabeçalho de acordo com a tua proposta. Ainda falta publicar o plano do blog e a aula com vídeo. Abraço!