17 outubro 2006

Estudar é preciso!




Continuamos participando dos foruns.Pensamos sobre os avanços e as facilidades de acesso as tecnologias de comunicação telemática.
Sempre quando surgem novos caminhos precisamos ter uma visão não imediatista sobre o assunto,para que se possa analizar,refletir sobre seu uso e consequências a longo prazo.Costume pouco usado em nosso Pais,onde temos uma mentalidade de pensar sómente num futuro mais próximo.
Quanto a estes novos caminhos do avanço e das facilidades de acesso as novas tecnologias de comunicação telemática,precisamos analizar se este uso esta colaborando para que a sociedade tenha condições de cooperar mais ou se,esta contribuindo para a centralização de estruturas de poder e o aperfeiçoamento das estruturas de dominação.Por isso é necessário conhecer os aspectos envolvidos nestas interações possibilitadas por esta tecnologia.
Tambem é preciso que se construa segundo(Levy),uma forma não excludente em relação a estas novas possibilidades de saber,para que haja renovação da democracia.Ramos,estudioso do assunto diz que :estas novas situações de aprendizagem, surgidas com o uso de novas tecnologias de comunicação,podem contribuir para o exercício da cooperação desde que as relações ali constituidas não sejam excludentes,e que os recursos possam ser avaliados por seus usuarios,naturalmente.

Tivemos tambem a tarefa de respondermos sobre as dúvidas colocadas por colegas nossos a respeito do que já se estudou sobre a teoria de Piaget,sobre suas reflexões onde tentamos fazer alguns comentários a respeito.
Aproveitei o gancho do meu colega Alexandre sobre dificuldades especiais de alunos,para refletir sobre a Inclusão Escolar.Piaget,na sua teoria da Epistemologia Genética pode ser considerado o ponto de partida para a compreensão do processo educativo enquanto construção humana.
Apostar na Educação Inclusiva é acreditar que seremos capazes de contribuir para uma transformação social,que trate efetivamente a TODOS dentro dos princípios da igualdade,da solidariedade e da convivência respeitosa entre os individuos.
É importante que sejam revistos os conceitos e preconceitos existentes,para que seja possível a elaboração de um trabalhjo educativo de qualidade.Muitos professores,precisam se adaptar a este novo processo,entendendo que há necessidade de um novo olhar para portadores de deficiências especiais.
A educação inclusiva favorece a um melhor desenvolvimento físico e psiquico dos aluno com dificuldades especiais,beneficiando tambem os demais alunos que aprendem a adiquirir atitudes de respeito e compreensão pelas diferenças.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Vera!
Legais as tuas reflexões sobre os portadores de necessidades especiais.
Já viste o filme do PROA07?
É uma boa pedida para essas discussões.
Bom te ver!
Beijos
Aline