02 novembro 2006

Vivenciando Aspectos Biológicos


Conclusões referentes ao nosso PA
A VELHICE
Olha estas velhas árvores,mais belas
Do que as árvores moças,mais amigas
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem,a fera e o inseto,à sombra delas
Vivem,livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos,amigo,a mocidade!Envelheçamos rindo.
Envelheçamos como as árvores fortes envelhecem,Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,Dando sombra e consolo aos que padecem!
Olavo Bilac
Envelhecer
Envelhecer é inexorável,atinge a todos os seres vivos,faz parte do ciclo da vida.Poder envelhecer é um grande privilégio.
Este poema ao valorizar as "velhas árvores" nos mostra,assim como nosso trabalho,como esta última etapa do ciclo da vida é sim uma etapa importante que tem brilho próprio.
Na 3ªidade,não se deve "chorar a mocidade","mas sim envelhecer rindo",buscando aproveitar aquilo que foi tecido ao longo da caminhada.A busca por uma velhice feliz é uma decisão.
A última etapa do ciclo da vida é uma etapa de transformação,onde se busca a plenitude.Por isso é importante ressignificar o que cada tropeço,cada dificuldade,cada ruga,cada cabelo branco,trouxe de experiência,de conhecimento e que pode ser exercido em cada uma de suas relações.
O modo como a pessoa da 3ªidade,se relaciona com sua realidade,com o ambiente que o cerca e com as pessoas com quem conviveu durante toda a vida é um importante determinante de uma velhice sem maiores problemas.
A sociedade tem responsabilidade de promover a qualidade de vida daqueles que construiram"A Nação".Interação entre gerações,traz valorização ao idoso fortalecendo este momento delicado da vida e faz o jovem refletir sobre seu próprio envelhecer.
A busca pelo conhecimento leva a pessoa da 3ªidade a resgatar a auto-estima,e a resgatar saberes que estavam adormecidos.A troca de experiência,proporcionada pelo conhecimento proporciona qualidade de vida,dignidade e respeito.
Sabe-se que a saúde do corpo depende da saúde da mente.A busca pela paz interior é muito importante na tentativa de manter-se jovem e saudável na segunda metade da vida.
Podemos dizer que a vida não é boa ou ruim,ela simplismente é aquilo que desejamos dela e a 3ªidade é um momento em que a pessoa deve se reposicionar diante desse grande milagre que cintila em seu interior.
"A evolução científica,nos proporciona conhecer os efeitos de diversos agentes internos e externos que atuam sobre nosso organismo,através deste conhecimento podemos optar ou não por hábitos e cuidados que resultem em qualidade de vida".

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Vera!
Achei muito legal da tua parte mandar um recadinho pra Simone. Com certeza é um momento que ela precisa de muito apoio.
Beijos
Aline