30 março 2007

PAs nas ESCOLAS





Saindo da prática virtual, para a prática do "olho no olho" com os ALUNOS.

Estamos vivendo uma nova era.Novas tecnologias surgem a cada dia.E é dentro desta realidade que vivem nossos alunos.Se a maneira de ensinar não mudar estaremos condenados a formar uma geração de "não pensantes". Segundo Kanitz a pergunta é fundamental, a pergunta feita pelos própios alunos vai leva-los a motivação,cooperação,troca de vivências,aproximação da realidade com a aprendizagem.Os PAs,que temos aprendido a trabalhar nos parece um grande caminho,onde existe a possibilidade de serem usados os novos recursos tecnológicos,onde os alunos formulam suas perguntas buscando respostas para assuntos de seus interesses.

Coloco aqui novamente meu lema para q ele me conduza a esta nova etapa do meu curso.

Farei no inicio o indíspensavel,depois o possível,e então de repente estarei fazendo o impossível.(São Francisco de Assis).

Ao começar experimentar esta nova vivência,penso em Rubens Alves,que fala sobre a vocação de se ser professor,este é para mim o grande ponto,pois se o professor não tiver vocação de ensinar,ele será sempre um professor mediocre,descomprometido,e não cumprira sua grande missão que é de ensinar,não só o B-A-B-A,mas sim a missão de preparar as crianças e jovens para a vida.

O prof. Fernando Becker(estudioso de Piaget),comenta que segundo Piaget,o ideal da educação não é aprender ao maximo,mas antes de tudo"Aprender a Aprender".É aprender a continuar a se desenvolver depois da "escola".

Tambem o prof.Lino Macedo(estudioso de Piaget),reflete sobre de como a escola desenvolvera a autonomia moral,cognitiva,social e fisica das crianças,para que elas possam se emamcipar nos limites de suas possibilidades?.Fala que a escola que se quer para todos é fundamental que se considere os recursos cognitivos,afetivos,sociais de aprendizagem e desenvolvimento.É preciso que se considere as diferenças e os interesse de cada criança e jovem.

Fiz esta reflexão sobre os estudiosos que aprendemos,e refletimos,pois estou neste momento,onde partimos do virtual para a pratica presencial,comprendendo a grandeza e responsabilidade de nosso trabalho.Estou assustada,insegura,como já me senti em varios outros momentos deste curso.Sei que tudo vai passar,que vou superar.Sei tambem da minha grande responsábilidade perante minha escola,perante a direção,professores e alunos,pois todos estão motivados,e acreditando nesta nova maneira de APRENDER e ENSINAR.Sei que sairemos vitoriosos,dentro de nossas limitações,e com certeza uma semente esta sendo plantada.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Vera!
Interesantes as tuas reflexões.
Com certeza tudo que é novo ou diferente nos causa uma certa insegurança...
Mas acredito que Ensinar e Aprender através dos PAs é muito gratificante. Pra mim, foi em todo tempo que trabalhei no Amora como um "Universo Paralelo" na Educação.
Quanto a insegurança... sabes que pode contar comigo para o que precisares.
Feliz Páscoa!!!
Beijos
Aline