07 janeiro 2007

Primeira Etapa !!!


Terminamos a primeira etapa de nosso curso a distância.Em junho de 2006 fomos apresentados ao ambiente do Eproinfo e de lá para cá temos convivido.Este curso posso dizer mexeu comigo profundamente,sai de uma posição de acomodação onde me sentia segura,estável,acomodada,para me lançar ao desconhecido,navegando por uma área que não possuia quase nenhum dominio.Mas posso disser que estou aqui inteira,motivada,confiante,cheia de novas ideias,e me preparando para ser uma Multiplicadora das novas Tecnologias na Educação.
Foram muitos proas dos quais participamos:
Proa 1, proa 2, proa 10 disciplinas que no decorrer do curso se interligaram pelo conteúdo.Aprendemos a trabalhar com PA,que colocaremos em prática nas escolas com as quais fechamos parcerias.Neste trabalho poderemos avaliar nossa aprendizagem,colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre o construtivismo,sobre a teoria de Piaget.Tambem colocaremos em prática o que foi aprendido sobre avaliação.Os mapas conceituais,recurso maravilhoso aprendido no proa 2,tambem poderemos coloca-lo em prática com os alunos .
Proa 5 e proa 12, disciplinas que se interligaram pois abordaram os temas da influência das Midias no cotidiano e na educação.Estas disciplinas nos alertaram para que devemos refletir muito sobre as midias,e da necessidade enquanto educadores de criarmos uma consciência crítica em nossos alunos,para que não se tornem meros recptores passivos destes meios de comunicação,mas que se tornem sim recptores ativos,críticos e pensantes.
Proa 3 estudamos sobre o Método clinico de Piaget.Sobre interação e intervenção.Analizamos nossa etapa do presencial.
Proa 4 refletimos sobre aprendizagem,mecanismos perceptivos,assistimos videos.
Proa 7 refletimos sobre as difernças.Analizamos,nos concientizamos da nossa responsabilidade enquanto educadores(principalmente) da necessidade de estarmos atentos ao tema da Inclusão,pois sabemos que não é mais possivel negar que todos os cidadãos tem direito a ser incluido,e que as diferenças precisam ser respeitadas,com possibilidade de acesso a todos aos recursos existentes por aqueles que apresentam algum tipo de diferença.
Proa 6 ,neste proa estamos aprendendo ,nos preparando para fazer nosso trabalho final,a monografia.Sei que não será fácil,mas estou tentando ficar calma,pois sei que seremos bem orientadas para a realização da tarefa.Muitos assuntos tem surgido no meu pensamento,mas tento afasta-los para deixar a coisa fluir com mais naturalidade.Deus me ajude a vencer no GRANDE FINALE!!!.
Ptoa11, disciplina do inventário,muito legal observar nosso progresso,nossa caminhada mesmo que muitas vezes lenta.
Quero então para encerrar meu pequeno relato dizer que no momento em que troquei de lado(vamos dizer!),pois me tranformei em aluna,de um curso onde tudo para mim foi novidade a começar pelo própio curso"Curso a Distância",um curso que usa como instrumento principal o computador que pouco dominava,que tem a finalidade de multiplicar estes novos recursos a serem usados na educação.Digo que o papel do professor foi fundamental,que apesar de todas as novas tecnologias,se não ouver um professor orientando,apoiando,conduzindo,motivando,nada seguira em frente, da maneira que deve ser,pois penso que o papel do Professor,esta sofrendo tranformação,mas a sua importância será com certeza cada vez maior e mais necessária as novas gerações.
Então quero agradecer a todos que se dedicaram a nos orientar,ajudar,conduzir obrigado,voces são maravilhosos.E preciso deixar um beijo expecial a minha D+ tutora ALINE,querida obrigado por tudo,tu cumpre tua função perfeitamente.Um grande abraço a todos

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Oi Vera!
Achei legal a idéia da retrospectiva do curso. Acredito que seja um bom momento para refletir sobre o que passou e pensar no que está por vir.
obrigada pelo beijo.
Gosto muito de trabalhar com vocês, sabes que estou aqui ou aí para o que precisares.
Beijos
Aline