02 novembro 2006

Auto-avaliação Tarefa Proa10


A avaliação é parte integrante do ensino e da aprendizagem.Ela presupõe a relação entre o professor,aluno e o conhecimento.Aluno como construtor do própio conhecimento.Que só acontece pela mediação do professor,o facilitador e orientador da aprendizagem.A avaliação é um meio de se diagnosticar e de verificar em que os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem estão sendo atingidos.Ela permite uma tomada de consciência de seus avanços e dificuldades,para continuar progredindo na construção do conhecimento.Temos estudado,refletido,descobrindo muito durante esta caminhada no eproinfo.Para mim foi reacesa a chama da reflexão que estava adormecida dentro de mim.Fui alimentada pela motivação,e conduzida neste periodo por uma equipe que reforçou em mim vontade de buscar novos caminhos.Agora mais do que nunca tenho certeza que ensinar não é transferir conhecimentos,mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.O verdadeiro professor é um mediador do conhecimento, sensível e crítico,aprendiz permanente e organizador do trabalho,um orientador,um cooperador,curioso e,sobretudo um construtor de sentidos.Posso então dizer,falando como aluna,que se não tivesse acontecido aprendizagem de minha parte não estaria agora fazendo esta avaliação.Analizando as atividades do proa1 e 2,posso ter certeza que aprendi,não conhecia a maioria dos recursos apresentados como:o blog;cmap;pbwiki;trabalhar em um curso a distância, e hoje posso dizer que circulo com naturalidade entre eles fazendo minhas criações,embora sei que aprendi apenas um pouco do muito que ainda posso conhecer.Trabalhar com PA,tambem foi uma grande descoberta,fiquei em um grupo cujo tema era de meu interesse,então foi muito prazeroso pesquisar e fazer minha página,e colocar lá cada descoberta,cada reflexão.Tivemos alguma dificuldade enquanto grupo,mas fomos superando aos poucos.Mas isso penso vai servir de ensinamento ,para que como professores estejamos atentos para as dificuldades surgidas na formação dos grupos de trabalho.A minha participação nos foruns me levaram a reflexões constantes,me fazendo pensar e criar novo animo para me tornar uma multiplicadora.Fui desacomodada,desestabilizada,a todo momento,me senti perdida muitos outros,muita vezes me achei incapaz,mas ao encontrar uma equipe de trabalho tão capacitada,tão comprometida,tão competente,tão idealista,me senti sempre muito motivada e acreditando que nossa profissão ainda é linda.E tenho cada vez mais claro em mim a responsabilidade dos professores.Quero dizer a todos os professores destas disciplinas que voces fazem a diferença,obrigado,por me tornarem uma professora melhor.E preciso dizer para minha maravilhosa tutora Aline,que ela como professora de uma nova geração me diexa cheia de esperança que nossa educação terá dias melhores,e que jovens como ela,representam a grandesa de nossa profissão.Obrigado querida por tudo que fizeste por mim.
Vou tentar detalhar melhor alguns itens para realizar melhor a tarefa.O meu PA,foi todo elaborado na página de forma muito tradicional(vamos dizer),fiz tudo como estava acostumada a fazer,digitando o texto como se estivesse no word,colocando algumas imagens. Em determinado momento,a professora e tutora nos alertaram sobre a apresentação de nossas páginas,que elas estavam elaboradas de maneira muito linear,que poderiamos usar varios recursos de que dispunhamos no pbwiki podendo ao usa-los tornar nossas páginas mais atraentes.Estes comentários foram feitos de forma não impositiva,mas sim de maneira a nos orientar,conduzir a que refletissemos sobre a atratividade de nossa página.Após refletir sobre as orientações,me dei conta que realmente não estava usando quase nada dos recursos que possuia pois na verdade,eu tinha medo de lidar com o novo,era mais fácil ficar acomodada.Mas estimulada por elas,fui a luta,me desacomodei e posso dizer que aconteceu comigo aprendizagem pois começei a dominar os recursos existentes.Querendo cada vez mais domina-los.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Vera!
Fique super feliz em ler a tua postagem e ver o quanto cresceste ao longo do curso.
Fiquei emocionada com os teus elogios e espero que a gente consiga mudar a educação nesse país.
É um prazer trabalhar contigo.
Beijos
Aline