11 novembro 2006

Proa 05 Aplicação de produtos da Mídia e Tecnologia Digital,na prática pedogógica


Começamos o proa05,que vai no levar a refletir e estudar a relação da Mídia e Educação.Muito mais do que utilizar as mídias como ferramentas na escola e na sala de aula(que tambem é de extrema importância),devemos atentar para o fato de se abrir espaços na rotina escolar,nos curriculos escolares,para discutir a presença das mídias na vida de nossos alunos,dos professores,dos coordenadores,diretores.Ao respondermos um questionário sobre Consumo Cultural(feito nesta disciplina) podemos perceber como as mídias estão presentes em nossas vidas e como elas tambem propõem formas de ser,de aprender e de interagir com o mundo.
Não podemos negar a resistência das escolas em incluir uma atividade pedagógica constante que investigue sobre a relação entre mídia e educação.A mídia não vai substituir o professor,mas precisamos refletir sobre seus efeitos,sua fascinação em nossos aluno.A escola precisa proporcionar aos alunos um espaço para o uso dessas mídias.
A tecnologia esta presente na vida de todas as crianças,mesmo nas que tem um poder aquisitivo menor.O acesso a elas tambem faz parte da cidadania como uma forma de inclusão.Mas precisamos formar alunos críticos da mídia,mas se eles não souberem como a mídia cria sua linguagem específica,como constroi determinado efeitos de verdades,como divulga e potencializa suas podruções.
Só iniciando uma discussão na escola sobre mídias e seu poder poderemos formar um aluno que saiba refletir sobre isso.É preciso reiventar a prática docente,pois a tarefa do professor e do profissional da educação é preparar criticamente o aluno para o uso das novas tecnologias.
Como resalta em seu texto Rosa Mª Bueno Fischer,a mídia é construida como um lugar de verdades e de como nela há uma relevância dos temas do corpo,da sexualidade,da infância e da juventude,do elogio efemero,do excesso de infromações,não podemos finguir que esta situação não é real e que ela esta mexendo com toda a formação das novas gerações.

4 comentários:

Aline_Kunst disse...

Olá Vera!
Gostei da figura que colocaste.
Hoje o mundo é realmente um grande quebra-cabeças onde as peças nem sempre se encaixam...

Bom final de semana!
Beijos
Aline

Suzana disse...

Oi, Vera! O texto que escreves está baseado no texto que devolvi pra vocês, após avaliação da atividade da semana 2? Considerei a atividade bem importante e, realmente, o texto da professora Rosa Fischer é bárbaro para pensarmos sobre todas essas relações entre mídia e subjetividade!
Um abraço
Suzana

GELSI disse...

Vera querida!
Que bom ler seu comentário no meu blog.O seu também está muito bom.Nossos filhos são, com certeza nosso maior tesouro.Não consigo colocar gifs animados, como se faz?
Se puderes me ensinar,serei eternamente grata. Saudades e Bom domingo. Gelsi

Aline_Kunst disse...

Olá Vera!
Faz tempo que não posta nada por aqui...
Estou sentindo falta de tuas postagens.
Boa semana!
Beijos
Aline