18 dezembro 2006

INCLUSÃO!!!!





Discutimos no forum da disciplina Proa7 a Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais em nossas Escolas. Relato retirado da síntese do trabalho do grupo 6 (meu grupo)elaborada pela provocadora Vera F.
Debatemos o que diferencia a inclusão da integração.Concluimos que elas são diferentes.Que para se integrar basta estar no meio,junto com os outros.Inclusão é mais abrangente pois ela implica em ser aceito pelo grupo,para estar incluido é preciso que ela tenha igualdades de oportunidades,e que possa desenvolver sua plena cidadania,e para que se possa viabilizar o acolhimento de suas diferenças.
É necessário uma reflexão conjunta dos professores nos educandarios escolares,adaptando o currículo de acordo com sua realidade,oferecendo melhores condições de trabalho para que se promova uma uma integração e inclusão da criança com necessidades especiais.
No artigo sobre Tecnologia Assistiva de Rita Bersch,do centro Especializado em Desenvolvimento Infantil de Porto Alegre,onde relata o entendimento sobre TA e o que já se possui de inovação tecnologica aos PNEEs.Este artigo se depara com todo um arsenal tecnológico,ao qual vem para contribuir e ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e consequentemente promover Vida Independente a Inclusão Social-ampliando a comunicação,a mobilidade,o controle do ambiente,as habilidades de seu aprendizado e do trabalho.Encontram-se no mercado, várias categorias de auxílios para a vida diária,tornando a vida mais prática em diversas atividades,como se alimentar,cozinhar,vistir-se etc.Percebemos que já se encontram no mercado estes produtos,mas basta agora criar condições para que todas as camadas sociais que necessitarem,possam adquiri-lás.
"Se todos somos diferentes,como podemos exigir um padrão de igualdade?Somos diferentes e temos nossas particulariedades,então,precisamos tratar estas "diferenças"não como iguais disfarçados,mas com o respeito que cada uma merece receber".(Rosane Zimmer)

Nenhum comentário: