16 dezembro 2006

Midias e transformações SOCIAIS!!!!!



O homem foi criado para que,no mundo,houvesse um começo"cada CRIANÇA que nasce,nasce com ela todas as possibilidades,a partir dela tudo é possível.Esse é o poder do homem: o dom de iniciar uma nova ordem no mundo."Sto.Agostinho.

Congresso de Educação e Transformação Social:Mesa Redonda
Refletimos sobre o debate que aconteceu neste congresso, destaco alguns pontos que achei interessante.
O congressista Paulo Cunha salienta que a sociedade precisa se organizar,que não há mais a possibilidade de ficar dependendo do Congresso Nacional para que se pense sobre a irresponsabilidade da TV comercial em nosso Pais.Diz que 70% das emissoras de televisão no Brasil hoje estão nas mãos da classe politica que esta na maioria associada e comprometida com interesses que definitivamente não são interesses comprometidos com a Educação e Cultura.
Diz Paulo Cunha que temos a obrigação de fortalecer ONGs,as redes públicas de televisão,criação de uma consciência crítica,de futuros profissionais comprometidos não apenas com a repercussão
comercial de seu trabalho,mas sobre tudo com a repercussão social do seu trabalho,que é mais importante.
Maria Rita Kehl(tambem congressista) diz que a Televisaõ educa a criança de maneira a torna-lá um telespectador,ela é formada a gostar de televisão.Ela desde cedo tem seu interesse despertado.Como a TV é considerado objeto doméstico,não tem controle esta ligada a qualquer momento,a criança não tem dificuldades em perceber que o mundo em que ela vai entrar é o apresentado pela televisão.
É difícil depois que a criança descobre o fascíneo da línguagem televisiva,competir com ela.Depois que a criança conhece o mundo pela TV,ela sofre a influência da Televisão Comercial ,que vai educar a criança para outras coisas:vai ensinar-lá que para ela ter lugar na sociedade,para que tenha algum prestígio,para que seja alguem,o canal é o CONSUMO.A TV,ensina a criança que ser gente é ser comsumidor.Quem não é comsumidor está fora não existem mensagens dirigidas a telespectadores que não sejam consumidores.
Diz ela ainda que :nossa violência é a do rapaz que rouba um tenis e é capaz de de matar por este tenis.A medida de valores que ele aprendeu pela televisão é que um tenis vale uma vida.Ele matou por um tenis,pois ele acha que finalmente com o tenis ele vai ser alguem.
Precisamos perceber,e enfrentar este gigante todo poderoso que é a televisão.Como educadores não podemos fazer de conta que não percebemos que a TV brasileira esta ditando os parâmetros de comportamento de nossos jovens e crianças.Presisamos enquanto educadores,começar a formar jovens que aprendam a pensar,a refletir,a questionar,para que possam deixar de ser refens da Televisão.Só criando uma conciência crítica,através da educação poderemos proteje-los um pouco da influência negativa da TV.

Um comentário:

Suzana disse...

Oi, Vera! Adorei a frase de Santo Agostinho, passa no meu blog (www.suzanafeldensschwertner.blogspot.com) e dá uma olhadinha na minha postagem de 13/12. Gosto muito da filósofa alemã Hannah Arendt e a tese dela foi sobre santo Agostinho... verás que relação interessante que ela faz sobre essa frase dele!
Um abraço,
Suzana