17 dezembro 2006

Refletindo



Refletindo sobre os textos estudados no PRoa 05.

Pensando sobre o texto de Rosa B.Fischer:Educação,Subjetividade e Cultura nos Espaços Midiatícos,podemos destacar a abordagem da autora sobre a influência dos meios de comunicação na vida de todos,e principalmente dos mais jovens.Do poder que estes meios de comunicação tem de criar VERDADES e VALORES, da sua presença maciça no cotidiano dos mais jovens.Como ela é construida como um lugar de verdades,e determinante de escolhas.
Precisamos comprender melhor a influência das comunicações,para podermos nos preparar para usar estes próprios meios de comunicação em beneficio principalmente dos mais jovens.

Educação e Cybercultura-texto de Pierre Levy
Pierre Levy fale em seu texto sobre a velocidade e renovação dos SABERES e do Know-how,que estão chegando até nós.
Diz que trabalhar hoje em dia equivale cada vez a aprender,transmitir saberes e produzir conhecimentos.E que o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que ampliam,exteriorizam e alteram muitas funções cognitivas humanas(como a memória,a imaginação,a percepção,o raciocíneo).Que o conhecimento proporcionado pelo acesso das novas tecnologias deixa claro que o dominio total do SABER se tornou indomável.Mas que este acesso ao saber deve deve ser conduzido de maneira que se possa criar bases para que se possa aprender a armazenar fontes de referências,onde as habilidades de cada um vão sendo desenvolvidas e aprefeiçoadas de acordo com seus interesses.

Criança, Mídia e Imaginação
Quando se trabalha com novas tecnologias,mudam principalmente as modalidades de construção do Conhecimento.
Trabalhar com novas tecnologias precisa um envolvimento sensorial mais geral,pois não é só o olhar ou a capacidade de ouvir,mas precisa haver coorporiedade e o uso das mãos.
As relações e a possibilidade de compartilhar experiências na construção dos sentidos são muito importantes e podem ser mais amplamente desenvolvidas com o uso das tecnologias.
Pela velocidade e pela quantidade de estimulos a que são submetidos os alunos com o desenvolvimento das novas tecnologias,o professor cada vez mais precisa ter um papel de mediador do conhecimento,para que o aluno possa ser conduzido a refletir.

Então para concluir podemos dizer que estamos vivendo um novo momento na Educação.Que com o desenvolvimento das novas tecnologias e com o acesso a elas por nossos alunos,elas estão trazendo uma nova maneira deles se relacionarem com o mundo e com as pessoas.Que o acesso ao conhecimento esta se tornando cada vez mais dinâmico.Que novas formas de aprender e buscar o conhecimento estão ai.
Que o conhecimento precisa ser construido pelo próprio aluno,mas o professor tem um papel de mediador,de orientador,de estimulador nesta busca,para que eles desenvolvam sua capacidade de pensar,refletir,questionar e não se tornem reféns do desenvolvimento das novas tecnologias.

Nenhum comentário: