18 dezembro 2006

Interação de Mídias no cotidiano Escolar




Estudamos na disciplica do Proa 12, interação de mídias(tv,rádio,internet etc),no cotidiano escolar.Fizemos varias leituras de textos capturados na biblioteca textos elaborados pelas professoras:Jane F.Barros;Suzana F. Shwertner;e Rosa Mª Fischer.
Aplicamos um questionario cultural em uma turma de alunos e após fizemos analise dos dados coletados.
Percebemos como é importante este recurso pois ele nos possibilita conhecer nossos aluno em relação as suas preferências,identificações,gostos,opiniões.E perceber como as mídias estão presente maciçamente no seu cotidiano.
Fizemos um levantamento com os alunos sobre os resultados. Podemos ao analizar com eles os dados, ajuda-los a perceber a influência destes meios de comunicação, fazendo com que reflitam, questionem, argumentem.E assim deixarem de serem um receptor sómente passivo,e aprenderem a criar uma mente crítica.
Na analise do questionário que apliquei aos alunos pude perceber que a TV,esta presente 100% na vida deles, e que passam muitas horas na frente dela,e que assistem na maior parte tempo sózinhos.
Estes dados são preocupantes pois nos dão a certeza que a influência desta midia é enorme e que se eles não estiverem preparados para refletir,selecionar as mensagens se tornarão com certeza reféns deste instrumento de "Educação".

2 comentários:

Suzana disse...

Olá, Vera! Recebi teu esboço de projeto do trabalho PROA 5 e considero a escolha do produto bem adequada... porém, senti falta de maiores detalhes, como objetivos bem definidos e metodologia de trabalho. Não vou emitir ainda nenhuma avaliação, pois me faltam dados relevantes! Aguardo teu envio para avaliar em primeiro momento e depois aguardo o trabalho final! Não esqueça que o prazo final era hoje!
Um abraço,
Suzana

Aline_Kunst disse...

Olá Vera!
Boas festas pra ti!
Que Papai Noel possa nos dar de presente um 2007 cheio de realizações.
Beijos
Aline