|
31 agosto 2006
Meu porto seguro
11 agosto 2006
Para este grande " PAI"
Sabem aquele ditado que diz: não basta ser pai,é preciso participar!.Pois é este foi sempre o lema dele.È isto que ele tem feito ao longo destes 23anos com elas.Não tem tido nenhum momento da caminhada delas que ele não tenha participado.Ele começou trocando fraldas,fazendo mamadeira(com sacrifício pois detesta leite!),fazendo dormir,contando estorias,cantando na fila do prézinho enquanto esperava a fila subir,indo as missas durante a catequese,levando na pracinha,colocando no balanço, no escorregador.
E assim o tempo foi passando e a adolecência delas chegou,e ele cresceu junto,cresceu e soube estar junto e ser parceiro em uma fase que é considerada complicada.Mas para ele não,pois ele soube ser amigo e tornar os problemas existêntes em crescimento para todos.Acordar de madrugada,mesmo com o frio de Bagé,para busca-lás nas festas,ora!isso não custava nada.Se tornou amigo dos amigos delas.Casa cheia,praia,churrascos,sempre um bando de gurizada,queria todos sempre por perto.
Mas o tempo passa rápido, e com ele, a busca por parte delas de seus sonhos.Então o momento do ninho ficar vázio,pois elas partiram para Porto Alegre,para fazerem faculdade.
E lá estava ele,sempre junto,sempre vibrando com cada conquista.Formaturas e ele era o PAI mais feliz do mundo.
Então digo se tem um homem que nasceu com a vocação de ser PAI,este homen se chama Osvaldo (quem conhece ele sabe que é verdade).Então eu que adoro o computador,não poderia deixar de registrar no meu Primeiro Blog ,todo o amor,admiração pelo maravilhoso PAI que ele é.
E deixo tambem para todos os verdadeiros PAIS,meus parabéns.
06 agosto 2006
SABE AQUELE DITADO?
Sabe aquele ditado? Eu era feliz e não sabia! Pois é eu não sabia que era tão feliz quando estava navegando pelo Proa1;pelos foruns do proa1; e do PA do meu grupo;pelo blog,e por todos os outros lugares que já conhecia.As águas estavam tranqüilas,o céu era azul e o sol brilhava. Até que uma onda gigante veio trazendo com ela o Proa3,Proa4,novos foruns,novos textos,novas postagens,novos prazos apretados.Então entre o balanço frenético das ondas,com o céu escuro,relampagos,trovões,segurei o leme fortemente e pude atravessar a tempestade,encontrando o rumo novamente. Como diz o ditado : Depois da tempestade vem a bonanza.Já estou navegando novamente em águas calmas,pois sempre encontro ajuda daqueles que fazem parte desta navegação e digo:eles são tudo de bom. Sei que outras tempestades virão,mas com certeza estarei mais preparada para seguir como timoneira de minha embarcação.
|
05 agosto 2006
Construindo conhecimentos.
"Os passáros da inspiração só pousam nas mãoes de quem os alimenta.",desconheço o autor.
Estamos refletindo sobre o "método clínico "de Piaget,método que foi de grande valia para a psicologia do desenvolvimento.Piaget,estabeleceu regras neste método,definidas com:observação pura;intervenção;interação;interrogação.Este método vai de encontro ao uso dos PAs,pois,o professor tem um papel de observador,instigador,estimulador,interrogador frente ao aluno,na construção de seu conhecimento. Também surguiram questões sobre a importância da filosofia,e da sociologia na educação.Estas discíplinas talvez venham a ser junto com outros elementos,o norte que a educação esta buscando.(continuo pensando neste assunto).
|
Construindo conhecimentos.
Que pena que as palavras ficaram tão pequenas,e que não é possível lê-las,só quem as conhece pode identifica-las.
Mas tudo bem!o meu objetivo foi alcançado.Que foi de fazer um mapa conceitual sobre o tema(conhecimento/retarda os efeitos do envelhecimento) que estou desenvolvendo no PA do meu grupo(vivências biológicas).
Este mapa me possibilita ver os caminhos,as conexões,para que eu possa observar se estou navegando pela rota certa.
01 agosto 2006
VIVÊNCIAS BIOLÓGICAS
ENVELHECIMENTO-CONHECIMENTO-ANTI-RADICAIS LIVRES-LAGARTA
Na natureza existe o chamado tempo boilógico,que indica uma programação genética,que resulta em um certo tempo de vida para nossas células,e para todos os orgânismos. É o chamado "RELÓGIO BIOLÓGICO".Este relógio tanto nos homens como nos animais é marcado por ciclos de desenvolvimento,que seguem uma linha,nascer-crescer-morrer.Tanto o homen como todos os seres vivos passam por este processo de transformação.Os homens buscam através do conhecimento,de novas descobertas,interfirir neste relógio biológico.A descoberta dos anti-radicais livres é uma delas que busca retardar os efeitos desta programação genética.E este conhecimento proporciona ao homen uma melhor qualidade de vida. A lagarta atingue a sua plenitude,ao se transformar em borboleta,e esta transformação se dá ,quando ela está mais próxima do fim de seu ciclo. O homen esta começando a perceber,com a busca do conhecimento,que quando está na sua fase de maturidade(terceira idade),esta fase corresponde a sua plenitude,começando a mudar assim sua imagem da velhice.
|
MAPAS CONCEITUAIS
NAUFRÁGIO CURRICULARES
Claudio Moura Castro tambem desperta em nós o desejo de refletirmos sobre os currículos escolares quando diz:" Queremos continuar com uma população que ouviu falar de todas as teorias mas não sabe usar nenhuma". Com esta questão ele nos desperta para uma reflexão sobre nossos curriculos escolares.Nos deixa pensativos! Ele dá um exemplo de um Rei que para defender-se de seus inimigos cria o maior e mais poderoso navio de guerra,usando todos os recursos,tudo o que existia de melhor na construção.Só que o Rei não respeitou os limites da obra,e querendo torna-lá melhor ainda sobrecaregou o navio de guerra,levando-o a afundar sem que pudesse ser usado. Claudio M. Castro usou este exemplo para mostrar que nossos currículos estão cada vez maiores,pois cada vez há mais coisas importantes a se saber,estão ficando pessados invencíveis.Não sobrando ao aluno outro recurso a não ser decorrar. É preciso coragem para mudar,para dizer não a avalanche de conteúdos.Se não criaremos uma população(já está acontecendo!),que ouviu falar de todas as teorias,mas não sabe usar nenhuma. Isto cria a incapacidade de articularem seu raciocíneo.E não existe aprendizagem.Pois aprender é saber usar o aprendido para nosso desenvolvimento,em nossas vivências,onde eles sirvam de alicerces para se seguir adiante. |