01 agosto 2006

NAUFRÁGIO CURRICULARES

Claudio Moura Castro tambem desperta em nós o desejo de refletirmos sobre os currículos escolares quando diz:" Queremos continuar com uma população que ouviu falar de todas as teorias mas não sabe usar nenhuma".
Com esta questão ele nos desperta para uma reflexão sobre nossos curriculos escolares.Nos deixa pensativos!
Ele dá um exemplo de um Rei que para defender-se de seus inimigos cria o maior e mais poderoso navio de guerra,usando todos os recursos,tudo o que existia de melhor na construção.Só que o Rei não respeitou os limites da obra,e querendo torna-lá melhor ainda sobrecaregou o navio de guerra,levando-o a afundar sem que pudesse ser usado.
Claudio M. Castro usou este exemplo para mostrar que nossos currículos estão cada vez maiores,pois cada vez há mais coisas importantes a se saber,estão ficando pessados invencíveis.Não sobrando ao aluno outro recurso a não ser decorrar.
É preciso coragem para mudar,para dizer não a avalanche de conteúdos.Se não criaremos uma população(já está acontecendo!),que ouviu falar de todas as teorias,mas não sabe usar nenhuma.
Isto cria a incapacidade de articularem seu raciocíneo.E não existe aprendizagem.Pois aprender é saber usar o aprendido para nosso desenvolvimento,em nossas vivências,onde eles sirvam de alicerces para se seguir adiante.

Nenhum comentário: