01 setembro 2006

Continuamos Estudando.

Continuamos estudando,refletindo aprendendo.Alguns colegas fizeram sínteses sobre tudo o que tinhamos discutido no forum do Proa 1, sobre aprendizagem,e colocaram as ideias sintetizando sobre tudo o que tinha sido postado.Apartir disso novas provocações foram feitas e continuamos debatendo.
Ficou claro no forum a importância da Pergunta inicial em um trabalho com PA.Que esta pergunta é fundamental para o sucesso do mesmo.Que ela deve ser bem elaborada pois determina a condução do PA,podendo levar ao sucesso ou ao fracasso do trabalho.Que o aluno deve ter liberdade para poder criar ,para buscar seus interesses,para ter sua curiosadade aguçada.Que este trabalho com PA deve proporcionar ao aluno autonomia e autoconfiança na formação de sua opinião crítica.
O professor aparece como mediador,instigador,estimulador,ponto de apoio para o aluno na construção do conhecimento,orientador na busca de fontes de pesquisa.O professor tem tambem papel de fazer o aluno se sentir desafiado para que se sinta sujeito construtor do seu próprio conhecimento.Para poderem sentir que o conhecimento adquirido faz parte de um contexto interligado entre si e pode ser usado no seu contidiano.
Se abordou tambem a autonomia que a legislação da hoje as escolas para que possam organizar seu projeto pedagógico e planos de estudos,podendo estes serem elaborados tendo a colaboração da comunidade escolar,para que o ensino corresponda as necessidades de cada localidade,podendo assim pensarem o cidadão que querem formar.
Se nota no entanto a resintência que existe por parte de muitos professores e membros da comunidade escolar ,de mudarem, que muitos preferem continuar com a filosofia do "Eu finjo que ensino e o Aluno finge que aprende".
Sentimos que as mudanças são necessárias,fundamentais ,para que a educação possa acompanhar a evulução que esta acontecendo no mundo .Que sem novos caminhos não conseguiremos despertar nos alunos o interesse necessário para que queira aprender,e que encontre na escola um lugar onde se sintam instigados e valorizados.
Muitos caminhos terão que surguir,mas já se nota pelas experiências feitas que o trabalho com PAs,possa ser uma solução.Pois este trabalho busca despertar no aluno seu interesse,sua criatividade,interligar os conhecimentos para que aja uma interdísciplinaridade entre os saberes.
Sabemos que trabalhar com PAs implica em mudanças,em estudos.Mas sabemos que a educação do jeito que ai esta não satisfaz as necessidades do mundo moderno.

Mecanismos Perceptivos.Tambem estamos estudando sobre este tema.Vimos videos,lemos textos.Percebemos que a criança age nos primeiros anos de vida mais por reflexos,que são estruturas herdadas(diz Piaget) e que estes reflexos servem para garantir as primeiras adaptações da criança com o mundo e são a base para a contrução de novas estruturas.Esta relação não se da pelo raciocíneo lógico ou pela representação símbolica,mas sim pela ação e experimentação direta.

Fiz minha ficha de leitura ,tarefa do Proa 3,sobre o texto;"A informática Educativa na Formação Continuada de Educadores para Séries Iniciais".
Achei este artigo interessante pois ele relata o estudo que foi feito sobre a capacitação de professores em Informática Educativa.Onde foi dado ênfase no uso do "Método Clínico de Piaget",para que trabalhassem a interdisciplinaridade,a troca de idéias e a cooperação.Onde foi usado o trabalho com PA,onde os professores foram colocados como alunos para que pudessem vivênciar uma nova metodologia educacional durante o própio processo de capacitação.
Esta experiência mais que ser um desafio momentaneo buscava plantar nos participantes um desafio permanente.Para que no seu dia a dia se tornassem guias para orientar seus alunos na busca criativa da aprendizagem.Para que se possa usar estes novos recursos da tecnologia na educação é necessário que uma teoria oriente,guie esta prática,para que se tenha clareza dos objetivos a serem alcançados.Foi usado pricípalmente neste trabalho a Epistemologia Genetica de Piaget,que tem por objetivo a construção do conhecimento pelo própio sujeito.Teoria que prioriza a autonomia e a cooperação na construção do conhecimento,e que tem maior aplicabilidade para serem usado nos novos desafios da tecnologia da educação.
Aparece como reflexões finais :"Só seremos realmente Educadore quando nos permitirmos a curiosidade e a humildade de uma criança,talvez assim,percebamos o conhecimento como algo em constante construção atráves da cooperação entre saberes diferentes"


Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá!
Adorei ler tuas reflexões, assim aprendo muito com vocês.
Boa semana!
Beijos
Aline