16 setembro 2006
Estudando,Estudando,Estudando
Estudamos sobre as diferenças de um Projeto de Pesquisa(PP) e um Projeto de Aprendizagem(PA).Precisamos ter bem claro estas diferenças para podermos desenvolver uma pesquisa adequada de conclusão do curso.
Sabemos que quando um aluno aprende a trabalhar com Projeto de Aprendizagem,esta criando os pré-requisitos,plantando uma sementinha, para mais tarde trabalhar com PP.
Em um PA,as dúvidas que vão gerar o projeto são sempre do aluno.Ele é instigado a construir seu conhecimento,levado por seu interesse,tendo sua curiosidade despertada.
As questões em um PA,são levantadas pelo sujeito autor do projeto que vai construir conhecimento.O autor parte sempre de um conhecimento prévio para buscar novos conhecimentos.Esta busca sempre estara ligada a situações de seu ambiente de vida,ou por situações enriquecidas por algum desafio.
O Projeto por Pesquisa(PP) é uma investigação científica.Surge tambem da vontade do pesquisador(sujeito) de seu conhecimento prévio,de sua curiosadade e interesse.Mas o objetivo de um PP,vem da necessidade do pesquisador de ajudar,de enriquecer determinado contexto.Um PP é mais abrangente.Vem para contemplar as necessidades alheias.Busca alcançar um conhecimento amplo que sirva para outras pessoas encontrarem conhecimentos mais profundos sobre determinado assunto.
VÊ EPISTEMOLÓGICO.
É um instrumento usado para ajudar a organizar uma pesquisa através da reflexão sobre os elementos que a constituem.Toda pesquisa empirica tem dois aspectos : o uso de uma teoria,sobre o qual esta baseada e vai se desenvolver:e um metodo de pesquisa,que é responsável pela produção de dados.
O Vê Epistemológico é um recurso que nos ajuda a representar o processo de produção do conhecimento.Deixando visível a interação entre o pensar e o fazer.
TEORIA DE APRENDIZAGEM.
Toda pesquisa precisa de uma teoria a qual estara baseada.
Pretendo usa na minha pesquisa a Teoria Construtivista,teoria defendida por" Jean Piaget".Esta teoria diz que o conhecimento deve ser visto como uma construção em constante processo.Isto pressupõe que a criança é capaz de criar,recriar e experimentar de forma autonoma,impulsionando seu próprio conhecimento.
O construtivismo aparece como caminho,pois esta Teoria transforma o "Aluno" em sujeito "Ativo"do processo de aprendizagem.O "professor" deixa de ser detentor de todo saber e se torna aprendiz,pois o conhecimento não é estanque.
O professor tem o papel de orientar,conduzir,instigar o aluno em sua busca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Vera!
Legal ver que estás trabalhando no PROA06, pois deixar acumular tarefas não dá certo. Disciplinas que envolvem metodologia nos angustiam, pois fazem com que sejamos "obrigados" a refletir sobre quais teorias suportam a nossa prática...
Qualquer dúvida entre em contato.
Bom trabalho.
Beijos
Aline
Postar um comentário