31 julho 2006

É preciso !!!! aprender sempre.




Continuamos estudando e refletindo sobre aprendizagem.Lendo o texto de Rubens Alves "Não esqueçam as perguntas",fizemos reflexões profundas sobre a Escola e seus Saberes. Rubens Alves traz no texto o relato de uma experiência feita por psicologas,em macacos, que submetidos a uma situação,acabaram repetindo os comportamentos,vindo a esquecer sua vontade primeira e inerente que é de comer bananas.
Ele usou este exemplo para nos mostrar a posição acomodativa e pré-estabelecida do que ocorre em nossas escolas.Onde existe uma infinidade de procedimentos cristalizados pela rotina,pela repetição,pela burocracia etc.
Aprendemos que é assim que são as escolas.E não nos perguntamos se é assim que deveria ser,se assim seria a melhor maneira da escola cumprir sua missão que é de proporcionar aos alunos aprendizagem.
Rubens Alves enfatiza que se fizermos as "perguntas fundamentais": Por que é assim?
Para que serve isso? Poderia ser de outra maneira?, só assim poderemos resgatar a escola e com ela a educação.
Preparando nossos alunos para o mundo. Permitindo a eles se integrarem,e terem sua capacidade de pensar desenvolvida.






29 julho 2006

Paro para me auto-avaliar neste curso


Chegou o momento de parar para fazer uma auto avaliação do meu desempenho neste curso.Quando precisamos nos avaliar,tudo deixa de ser simples,pois temos que ser sinceros e dentro da situação,sermos capazer de ser justos com nós mesmos.Quando aceitei o desafio de fazer este curso,estava cheia de expectativas e de incertezas.Trilharei após o termino do curso novo caminho,deixarei minha área de atuação e me tornarei multiplicadora de novas tecnologias aplicadas a educação .

Tudo para mim era novo,pois usava o computador até então só para meu lazer.Quando comecei o curso,fiquei deslumbrada e assustada ao mesmo tempo.São tantas descobertas,um mundo novo se abre para mim.Para conhecer este novo mundo,trouxe comigo minha motivação,minha disciplina,minha vocação,minha vontade de crescer.

No primeiro momento,senti o chão sair de meus pés.Mas encontrando a mão forte dos professores,tutores e organizadores,pude me sentir amparada,e com coragem para seguir em frente.

Estou verdadeiramente deslumbrada,encantada,fascinada.São tantas descobertas,tantas maneiras novas de lidar com a aprendizagem,são tantos caminhos.

Estou apaixonada pelo "eproinfo".Estamos construindo uma relação forte,baseada em trocas.Minha cabeça gira,gira,gira e eu navego descobrindo todas as maravilhas que me são apresentadas: blog; wik; forum; webnote; pbwike; cmaptool,etc.

Penso na equipe que organizou este curso (professores,tutores,organizadores), e penso que haverá sempre alguns tão comprometidos no seus projetos que conseguem transformar um curso a distância tão presencial que me faz esquecer que estamos tão longe um dos outros.

Então para terminar digo que comecei insegura,assustada.Mas estou me superando,tentando romper meus limites,minhas dificuldades.E isso ,sinto só é possivel porque formamos um grande time. E estamos movidos por um objetivo comum,que é de nos transformarmos em novos multiplicadores desta nova tecnologia em educação.Abraços a todos.
" A PESSOA QUE POSSUI GRANDES SONHOS É MAIS FORTE DO QUE AQUELA QUE POSSUI TODOS OS FATOS".


22 julho 2006

O prazer da busca na terceira idade









Todo o ser humano sente a necessidade de aprender,de resolver problemas e de sentir a satisfação do sucesso alcançado.O cerébro humano precisa estar em funcionamento para buscar a saúde física,mental,e social. Temos consciência que o mundo do conhecimento formal e informal esta ao alcance de todos,mas para isso é preciso buscar,descobrir,se envolver,se emocionar.

A busca pelo conhecimento na terceira idade,leva a um maior auto-conhecimento; a maior relacionamento com o outro; do mundo que o rodeia.Despertando neles a possibilidades de descobertas.Estas descobertas levas os idosos a terem seu potêncial criativo e realizador estimulado.

Os grupos de convevências passam a ter maior significado nesta faixa etária a medida que oportunizam a satisfação de necessidades grupais e individuais. Levando as pessoas a terem seu potêncial criativo e realizador estimulado. Buscam desenvolver a solidareidade proporcionando a oportunidade de ser ùtil,a aproximação entre as pessoas.Esta convivência tem um significado maior a medida que oportuniza a eles o ascesso as condições que favorecem o exercício da cidaddania.

Aprendendo sempre!

Continuo aprendendo,refletindo, analizando ,participando e sentindo que cada dia estou evoluindo e digo que com certeza isto é muito bom. No estudo de casos do forum surguiram várias conotações para a palavra intervir, em relação a postura do professor perante a condução dos pa dos alunos. Para mim esta palavra tem uma conotação possítiva quanto a interferência do professor.Penso que o professor precisa estar conduzindo seu aluno sem toli-lo,e que a participação dele como orientador é fundamental,para que o aluno se sinta seguro,guiado.
Estou sentindo a importância desta intervenção na pele participando deste curso.Penso que se não tivesse a intervenção dos professores para me conduzir,sem tolir,me desafiando,me orientando,demonstrando domínio do processo não estaria tão motivada e me sentindo tão desafiada.

Outro aspecto que achei importante foi a colocação da colega Sirlei quanto a ligar os contextos.Acho que acontece verdadeiramente a aprendizagem quando o aluno aprende a ligar contextos usando-os na suas vivências,sentindo esta aprendizagem mais real,pois consegue traze-lá mais para perto de sua realidade,usando as experiências como forma de ligação de contextos.

Só porque hoje é sábado!





Hoje é sábado (adoro este dia da semana,ele tem um algo de especial,me deixa vamos dizer: mais feliz! ).

Estou aqui,sentada em frente ao meu computador (cheguei agora),estou no quarto de minhas filhas (a Roberta e a Mariana),que já não moram mais aqui,pois foram em busca de seus sonhos deixando meu ninho vázio, mas a sensação mais gratificante que se pode ter é saber que os nossos pequenos crescem e conseguem voar sózinhos.Com corajem,determinação e segurança.

Olho pela janela e vejo meu jardim,o sol brilha dando as plantas um colorido especial.Vejo minha planta "a chefler" que tem em um galho uma garrafinha dágua para os beija flor beberem.Adoro este pássaro,fico a observar e vejo como ele é belo,grandioso(embora pequenino em tamanho).

Olho as outras plantas e o azul do céu e penso :__ que felicidade é amar a vida; amar as pessoas; amar a natureza; é algo que vem de dentro e não pode ficar a merce daqueles que nos impõem um padrão pré estabelecido.

18 julho 2006

NOVOS ROTAS



Novas Rotas




Envelhecer representa uma fase onde a pessoa pode se voltar mais para si mesma.É uma época em que príncipalmente a mulher vê os filhos sairem de casa e sofre a "síndrome do ninho vazio". Passado este impacto,ela se volta mais para si mesma, e isto desperta nela o desejo de se envolver com novos projetos,para dar um novo significado a sua vida.Buscando novas fontes de conhecimento,se sente acontecendo,fazendo parte da atualidade. E descobre que para aprender não tem idade e a sensação de conhecer, é sentida igual pois conhecer não tem limite.
É uma fase em que a pessoa tanto o homen como a mulher devem assumir um novo papel, traçar novas rotas, novos caminhos,sem esquecer o passado mas olhando o futuro.
É preciso redescobrir o palco da vida,delinear os bastidores,e escolher os figurinos. Assumir novo papel e voltar a cena,com prazer para gerir a própria vida.
Nesta fase a busca pelo conhecimento pode assumir o papel de descobertas retardando assim os efeitos do envelhecimento.

MANIPULAÇÃO DA VELHICE




A velhice é marcada pela diminuição dos ritímos biológicos,e pelo compromentimento do funcionamento das funções do orgânismo.Nesta fase aparecem caracteristícas como cabelos brancos,as rugas,perda da capacidade produtiva,etc.
Existem promessas para que o ciclo da vida seja retardado e que se tenha juventude eterna,
como se a juventude eterna fosse sinônimo de felicidade.
Esta busca pelo retardamento,atraso,do do ciclo da vida trouxe os mercadores de ilusões,que principalmente nos países de terceiro mundo,tentam vender as pessoas a ilusão de que é possível evitar os efeitos do tempo.
Estes mercadores de ilusões, tentam valorizar sómente os aspectos da aparência física. Como se a aparência fosse o príncipal aspecto, pois vendem tratamentos,dogras para evitar a velhice. Estes mercadores de ilusões, que tem por objetivo o lucro financeiro, tentam destruir o valor maior dos idosos que é seu interior, sua busca pelo conhecimento, pois sómente esta busca levará a fonte da eterna juventude.Pois o conhecimento é inesgotável e propícia a melhora da auto estima, melhora das relações interpessoais e com o mundo.

NOVOS TEMPOS



Novos tempos

Nosso tempo de vida é definido muitas vezes por definições como "tempo biológico",que indica a existência de uma programação ,que resulta num certo tempo de vida para nossas células e orgânismos,nosso" relógio biológico" que marcaria nosso tempode vida.

Hoje em dia se esta criando uma imagem mais possitiva da velhice.Uns dos determinates desta nova imagem positiva é a mudança de mentalidade dos idosos.Que estão tentando se re-descobrir,enfrentando a exclusão que sofrem por não fazerem mais parte do mundo dito produtivo(trabalho).Estão tambem deixando de se importar tanto com os valores culturais ditados pela juventude, pela competição, e estão buscando a auto estíma,o conhecimento.

Surgiram assim novas denominações da velhice "melhor idade", "nova juventude",idade do lazer".

ENVELHECER


Envelhecer é uma verdade inexorável.Os homens sempre se questionam a respeito da vida e da morte.O caminho natural é : nascer; crescer; morrer.
As etapas desta caminhada são representadas por um papel definido.
Criança_______brinca.
Adulto________trabalha.
Velho_________morre.
Mas a velhice está deixando de ser uma etapa em que o homen está a espera do fim.
As pespectivas de vida tem aumentado, e com ela, a consciência por parte dos idosos de que este tempo deve ser vivido na sua plenitude.E que envelhecer é um grande privilégio.

MEU PA


Depois de muito escrever,rescrever,escrever novamente,não gostar,alterar,analizar,me angustiar,sonhar com o pa,achar que ta melhorando,escrever mais,cheguei ao momento de postar o meu PA no wiki.Pesquisei,tentei ser clara,tentei colocar minha ideia,e ele está lá.Inteiro,fruto de muita preocupação,trabalho.Trabalhar com este tipo de instrumento,realmente não é minha praia,nunca tinha feito isto,mas estou cada dia me sentindo mais desafiada,e motivada,tentando superar minhas deficiências,angustias,levada sempre pela grande arma a motivação.E sentindo a presença constante(mesmo virtual),dos prof. e tutores,isto me dá muita tranquilidade.Colocada como aluna depois de tantos anos,sinto que o professor tem um papel fundamental na condução de seus alunos no desenvolvimento da aprendizagem.Ele pode levar o aluno a ir em frente ou,leva-lo a desistir.Por isso me sentindo como aluna reforço a grande responsabilidade que temos como professores na condução de nossos alunos.Quando Rubens Alves fala em " Professor e vocação," toca do grande ponto,pois sem a vocação de ensinar seremos professores medíocres.

17 julho 2006

REAVALIANDO




Hoje é segunda feira,depois de ter passado grande parte do final de semana,debruçada sobre o eproinfo dou uma parada para refletir e chego a conclusão que é preciso mudar!!!!. Mudar a maneira de me colocar no meu blog.Lá no presencial a prof. Susana nos disse que blog,pode toda hora ser modificado,reavaliado,e eu senti que preciso fazer isto,pois não estou me colocando realmente dentro dele.Estou comentando e não opinando.Quero ser mais inteira,por isso começo hoje nova fase(espero poder alcançar meu objetivo).

O pensamento de Alexandre Herculano,retrata meu estado de espirito "Não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as minhas opiniões,porque não me envergonho de raciocinar e aprender."


13 julho 2006

Refletindo




"A soma das diferenças entre as crianças transformam a aprendizagem em um lindo arco-iris."




O prof. Lino de Macedo(titular de psicologia de desenvt. do I.p.da USP),estudioso de Piaget,escreve na revista Viver mente&cérebro,coleção memorias da pedagogia:
Que nossas escolas não valorizam a cultura lúdica das crianças.Enfatiza que se a "escola não valorizar a educação e o cuidado com a criança como um PRESENTE,que garanta ou ameaçe o futuro da humanide."
Diz que vivemos hoje um problema de gerações que se expressa de vários modos.
Como a escola desenvolverá a autonomia moral,cognitiva,social,e física das crianças,para que possam se emancipar nos limites de suas possibilidades?
Na escola que se quer para todas as crianças é fundamental que se considere os recursos cognitivos,afetivos,sociais, de aprendizagem e desenvolvimento.É preciso que se considere as diferenças e os interesses de cada criança.

UMA CERTEZA!!!




A educação é a "CHAVE" que abre todas as portas para a "LIBERDADE".


12 julho 2006

Navegar é preciso






Continuo navegando sobre as reflexões de Piaget e sua grande obra sobre aprendizagem.Nas certezas provisórias e dúvidas passageiras do meu PA, sobre Envelhecer.Nos foruns,nos blogs,no webnot, nos pbwike, assim vou indo,hora em calmaria, hora em turbulência. Mas vou seguindo buscando meu norte.

08 julho 2006

Cumprindo tarefa

Finalmente consegui concluir minha tarefa do mapa.

Comentando

Diz o médico-psiquiatra, pós-graduado em Psicologia Social; Augusto Cury , (em entrvista para o correio do sul de Bagé) que a educação está numa crise muito grande, devido as super fácilidades das sociedades modernas.Embora ela ensine o ser humano a conhecer cada vez mais o mundo em que está,o mundo exterior, a educação não nos ensina a nos conhecermos ,para que possamos deixar de ser vítimas da nossa história, e passarmos a ser autores desta brilhante empritada existencial.

Pensamento





O caminho mais curto para o sucesso é sempre tentar mais uma vez.(Tomas A. Edison)

Grande Mestre

Escreve o prof. Fernando Becker-na revista Viver mente & cérebro,no texto "Um divisor de águas" ,que com Piaget, o objetivo da escola não é mais a estocagem de um "Acervo cultural da humanidade" mas a construção de estruturas que ampliam a capacidade de aprendizagem. Que segundo Piaget, "pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo, nesta frase o termo "objeto"inclui relações sociais,mundo simbólico e conceitual,produçoes culturais e científicas. Que o ideal da educação não é aprender ao máximo, mas antes de tudo " Aprender a Aprender". É aprender a continuar a se desenvolver depois da " escola". Os conteúdos servirão de instrumentos,serão os meios.Passarão a ser eleitos a partir das necessidades individuais,a aprendizagem poderá ser vista como um caminho para a construção da autonomia.


06 julho 2006

Meu projeto de aprendizagem

ENVELHECER:INEXORÁVEL
Como a busca por conhecimento pode retardar os efeitos do envelhecimento?

05 julho 2006

VALEU FELIPÃO


O resultado não importa,pois para nós tu foi um vencedor. Tu representas o que a maioria do povo brasileiro quer ser::: lutador ,honesto ,incorruptível . Obrigado FELIPÃO,por deixar este exemplo de honra,dignidade,para um povo tão carente de ídolos idoneos.

Pensamento


Quando os homens acharam todas as " respostas ",mudaram as perguntas.(Sócrates).