22 julho 2006

Aprendendo sempre!

Continuo aprendendo,refletindo, analizando ,participando e sentindo que cada dia estou evoluindo e digo que com certeza isto é muito bom. No estudo de casos do forum surguiram várias conotações para a palavra intervir, em relação a postura do professor perante a condução dos pa dos alunos. Para mim esta palavra tem uma conotação possítiva quanto a interferência do professor.Penso que o professor precisa estar conduzindo seu aluno sem toli-lo,e que a participação dele como orientador é fundamental,para que o aluno se sinta seguro,guiado.
Estou sentindo a importância desta intervenção na pele participando deste curso.Penso que se não tivesse a intervenção dos professores para me conduzir,sem tolir,me desafiando,me orientando,demonstrando domínio do processo não estaria tão motivada e me sentindo tão desafiada.

Outro aspecto que achei importante foi a colocação da colega Sirlei quanto a ligar os contextos.Acho que acontece verdadeiramente a aprendizagem quando o aluno aprende a ligar contextos usando-os na suas vivências,sentindo esta aprendizagem mais real,pois consegue traze-lá mais para perto de sua realidade,usando as experiências como forma de ligação de contextos.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá!
Realmente, nossas aulas têm mais sentido quando conseguimos motivar e desafiar nosso aluno e quando nossa prática pedagógica é contextualizada nas realidades do aluno. Temos muitos contextos na sala de aula e um grande desafio é... Como entrelaçar os diferentes contextos presentes em nossas turmas e fazer com que essa rede tenha um real significado???

Beijos