22 julho 2006

O prazer da busca na terceira idade









Todo o ser humano sente a necessidade de aprender,de resolver problemas e de sentir a satisfação do sucesso alcançado.O cerébro humano precisa estar em funcionamento para buscar a saúde física,mental,e social. Temos consciência que o mundo do conhecimento formal e informal esta ao alcance de todos,mas para isso é preciso buscar,descobrir,se envolver,se emocionar.

A busca pelo conhecimento na terceira idade,leva a um maior auto-conhecimento; a maior relacionamento com o outro; do mundo que o rodeia.Despertando neles a possibilidades de descobertas.Estas descobertas levas os idosos a terem seu potêncial criativo e realizador estimulado.

Os grupos de convevências passam a ter maior significado nesta faixa etária a medida que oportunizam a satisfação de necessidades grupais e individuais. Levando as pessoas a terem seu potêncial criativo e realizador estimulado. Buscam desenvolver a solidareidade proporcionando a oportunidade de ser ùtil,a aproximação entre as pessoas.Esta convivência tem um significado maior a medida que oportuniza a eles o ascesso as condições que favorecem o exercício da cidaddania.

2 comentários:

(' ; ')Ediana disse...

Oi colega Vera! Achei interessante a reflexão que fizeste " O prazer da busca na terceira idade". Buscar sempre é bom, é gratificante, é prazeroso em qualquer idade, principalmente quando se tem objetivos e vontade de viver. Mas é importante principalmenrte nesta fase da vida "resgatar" em muitas pessoas esse prazer, essa vontade de viver buscando sempre a felicidade.
Vera, estou aguardando que envie sugestões sobre o Mapa Conceitual do grupo.
Um abraço!

Aline_Kunst disse...

Olá!
Legal acompanhar tuas descobertas, o PA está crescendo bastante...
Beijos